20 ideias para trabalhar no conforto do lar

Trabalhar em casa, como tudo na vida, tem prós e contras. Mas pergunte a alguém que alimenta esse sonho se as vantagens não se sobrepõe aos riscos e dúvidas. Para muitas dessas pessoas, falta só encontrar uma boa ideia de negócio. Se esse é o seu caso, dê uma olhada nas 23 opções a seguir e comece a planejar hoje mesmo a sua carreira empreendedora.

Veja 20 ideias para trabalhar no conforto do lar

1. Bijuterias

 

Você sabia que o mercado nacional de bijuterias e semijoias movimenta mais de R$ 600 milhões por ano em vendas? Que tal tirar a sua fatia desse montante? Você pode montar um negócio na própria casa e vender pela internet, explorando o potencial das redes sociais, ou receber os clientes em sua residência. Se preferir, essa é uma excelente alternativa de negócio porta a porta.

2. Aulas particulares

 

Você tem alguma habilidade ou formação que possa torná-lo um professor? Pode ser reforço escolar, música, idiomas ou qualquer outra área na qual seja um especialista. Para dar certo, além de uma boa divulgação (mais uma vez, as redes sociais são parceiras), é preciso criar um espaço profissional em sua casa para receber os alunos.

3. Blog

 

Ganhar dinheiro com blog não é exatamente fácil, pois a concorrência é gigante. Além disso, não é um tipo de atividade que gere renda imediata. Mas vamos falar de boas notícias: para quem está sem emprego, ser blogueiro não custa nada e pode ser muito prazeroso escrever sobre o que gosta. A dica é ler muito, buscar dicas e se especializar.

 

4. Doces e salgados

 

O brasileiro é um povo que adora uma festa, não é mesmo? Tem aniversário, formatura, casamento, dia das mães e dos pais e por aí vai. O que não faltam são oportunidades de reunir amigos e familiares para saborear deliciosos doces e salgados. E nessas ocasiões alguém sempre tem uma cozinheira de mão cheia para indicar. Por que não pode ser você?

 

5. Maquiagem

 

Você tem habilidade para se maquiar? É elogiada pelas amigas por isso? Virou a maquiadora oficial da turma? Talvez você esteja perdendo tempo. Adapte um espaço na sua casa para deixar as mulheres ainda mais belas com o seu talento. Capriche no visual, pois uma boa propaganda boca a boca é o segredo do sucesso nessa atividade. Se você não sabe a profissão, deixo aqui um Curso Completo de Maquiagem pra você.

 

6. Lembrancinhas

 

Quem é adepto do “faça você mesmo” certamente tem histórias para contar de lembrancinhas que fez em eventos de família, como nascimentos, chás de bebês e aniversários. E agradou bastante, não foi? Então, por que não apostar nesse talento como uma fonte de renda? Criatividade você já tem.

 

7. Bonsais

 

Cultivar bonsais em casa certamente não é para qualquer um. É preciso ter uma conexão com a natureza, paz de espírito e delicadeza para lidar com plantas tão pequenas e sensíveis. Mas dizem que, mais do que uma profissão, é uma terapia incrível. Dias melhores, clientes felizes e dinheiro no bolso: precisa de mais?

 

8. Webdesigner

 

Você concorda que a vida é cada vez mais online, certo? Todo mundo está na internet e isso inclui empresas de qualquer porte, pois elas também precisam falar com seus públicos através de um website. Ser o desenvolvedor desse espaço pode se tornar bastante rentável. Mas não mire a lua logo de início. Faça um curso e comece criando para negócios na sua cidade ou bairro. Aos poucos, seu trabalho será reconhecido.

 

9. Tradução de textos

 

Você fala outro idioma? A demanda por tradução de textos é grande. Basta se cadastrar em sites que contratam freelancers na internet para ver como a cada dia novas demandas surgem. Mas é preciso separar o joio do trigo, verificando a seriedade das propostas para que seu trabalho seja bem remunerado. O começo é o mais difícil. Depois, o negócio engrena.

 

10. Reforma de brinquedos

 

Não são apenas as crianças que têm apego por seus brinquedos. Há muitos adultos que demonstram verdadeira paixão por seus objetos de infância, muitas vezes com uma extensa coleção de itens. Mas nem todos estão em boas condições e acabam precisando de ajustes. Se você tem habilidade, pode se candidatar a devolver a vida para eles e arrancar sorrisos e emoções de seus donos.

 

11. Restauração de móveis

 

Outra atividade que exige habilidade manual, mas está muito na moda a partir de um conceito de decoração vintage. Tem muita gente recuperando móveis da antiga casa da vovó para dar uma repaginada e colocar em destaque na montagem da sala. Na sua garagem há espaço para uma oficina? Então, mãos à obra!

 

12. Dropshipping

 

Quem atua no dropshipping faz o papel de intermediário entre o cliente e o fornecedor. Funciona assim: você monta uma loja virtual onde expõe os produtos, mas não tem nada em estoque. Quando o cliente se interessa, você faz o pedido. Mas atenção: a negociação precisa ser transparente e pode haver custos altos quando o item vier do exterior.

 

13. Produção de conteúdo

 

Nós já falamos sobre ter um blog, mas que tal produzir textos para outros blogs? A atividade, também chamada de ghostwriter, está cada vez mais popular dada a grande demanda do mercado. Mas a competitividade também é alta, então, é preciso ter um bom texto, não fazer cópias e demonstrar comprometimento quanto a prazos.

 

14. Cabeleireiro

 

Há quem diga que cuidar dos cabelos é talento. Outros, que exige conhecimento. Se você gosta da atividade e acredita ter habilidade, talvez só falte um cursinho para ingressar na carreira. E pode desenvolver o trabalho na própria casa. Mas é importante demonstrar profissionalismo, disciplinando-se quanto a horários e ter um ambiente exclusivo para atender aos clientes.

 

15. Bolos caseiros

 

Esta nem precisa de data especial para vender igual pãozinho quente na padaria. Todo dia é dia de comer um bolo saboroso na companhia de um café. Conte para seus vizinhos a novidade. Eles certamente irão provar suas receitas e espalhar a notícia. Para incrementar, uma divulgação nas redes sociais com belas fotos sempre ajuda.

 

16. Agência de turismo

 

O brasileiro adora viajar e o que não falta no nosso país são belos roteiros. Muitas pessoas se sentem mais seguras quando há um especialista cuidando de todos os detalhes e é justamente o papel de uma agência de viagens. Esse é outro negócio que conta com franquias para trabalhar em casa, mas se preferir, você pode abrir uma empresa com marca própria.

 

17. Produtos aromáticos

 

Você gostava das aulas de química na escola? Que tal levar um pouco dessa nostalgia para a sua casa? Não, não será preciso montar um laboratório e fazer experiências com diferentes elementos. A ideia é ter uma estrutura para produzir desde velas a sabonetes. Na internet, você aprende como fazer e ainda encontra formas de vender. E o cheirinho que fica na casa é um bônus.

 

18. Consultoria nutricional

 

A formação em nutrição abre diversas portas, desde o trabalho em clínicas e hospitais, até escolas, restaurantes e vários outros estabelecimentos. Mas se você quer atuar na própria casa, também pode. A consultoria consiste em elaborar cardápios e indicar dietas especiais. Para receber seus clientes e pacientes em casa, não esqueça de ter um espaço com a cara de um consultório.

 

19. Secretaria remota

 

Talvez seja novidade para você, mas muitas empresas tem apostado no serviço de secretaria remota para demandas que antes eram realizadas internamente. Recebimento de ligações, transferências de chamadas e prospecção de clientes são algumas das atividades realizadas de casa, pelo telefone. Só é preciso garantir a privacidade do seu espaço para não haver interrupções. Cresce cada dia a modalidade de secretaria remotoMulheres do inteiro estão conquistando seu independência e mais espaço nesse mercado.

20. Designer gráfico

 

Essa é uma clássica atividade para ser exercida em home-office. O profissional que tem habilidade pode criar soluções de comunicação em peças variadas, como anúncios publicitários, logotipos, ebooks e jornais. Mas para se destacar em meio à concorrência, é preciso se especializar e se manter atualizado nas tendências.

 

Verdades que não te contam sobre o trabalho em casa

Se a produtividade diminui, consecutivamente seu salário também, ficar atento a esses vilões é fundamental para que você consiga de fato estabelecer uma rotina de trabalho em sua casa.

Então vamos as dicas para se organizar e ter sucesso trabalhando em casa.

 

1 – Não confunda trabalho em casa com férias em casa

Trabalho é trabalho! Trabalhar pode ser prazeroso, mas não é lazer. Se fosse lazer, nós pagaríamos para trabalhar, e não o contrário como acontece.

2 – Tempo é dinheiro

Não enrole! Defina suas atividades e seus horários e mãos à obra. Nada de ficar lendo e-mails fora de hora, interagindo com quem está de fato trabalhando pelo Facebook, ou ficar vendo notícias na internet.

3 – Separe um lugar

Mesmo ficando longe do trabalho, muitas vezes não conseguimos dormir direito pensando nele. Imagine você deitar na sua cama e o trabalho estar ali junto, olhando para você, te convidando a tomar uma ação?!

 

Saiba mais sobre as verdades do trabalho em casa nesse artigo: Trabalhar em Casa – Insanidade ou Oportunidade?

 

Esperamos que esse artigo tenha te dado muitas dicas, deixe abaixo seu comentário, sugestões e dúvidas!

 

Ficamos feliz em te responder

 

 

Sou Liliane Sousa, tenho 30 anos de idade, formada em Marketing - Universidade Estácio do Ceará. Fui do mundo corporativo por mais de 10 anos, na área comercial, vendas. Estive a frente, na liderança de equipes de vendas presenciais e vendas por telemarketing. Sou empreendedora; toquei projeto de moda, tive loja de roupas feminina, fabriquei minha própria marca de roupa feminina. (Projeto de retomar as atividades em 2018) Sou de Fortaleza-Ce. Atualmente sou consultora de marketing digital, sou Especialista em Infoprodutos.

Liliane Sousa

Sou Liliane Sousa, tenho 30 anos de idade, formada em Marketing - Universidade Estácio do Ceará. Fui do mundo corporativo por mais de 10 anos, na área comercial, vendas. Estive a frente, na liderança de equipes de vendas presenciais e vendas por telemarketing. Sou empreendedora; toquei projeto de moda, tive loja de roupas feminina, fabriquei minha própria marca de roupa feminina. (Projeto de retomar as atividades em 2018) Sou de Fortaleza-Ce. Atualmente sou consultora de marketing digital, sou Especialista em Infoprodutos.